PT | EN

BusWay vai manter as tarifas e criar dois novos descontos

Depois de uma primeira apresentação à imprensa, no dia 16 de junho, a BusWay – nova operação de transportes públicos municipais e intermunicipais da região de Aveiro – foi hoje oficialmente apresentada pelos 11 municípios da CIRA, em sessão pública, no Parque de Feiras e Exposições.

A partir do dia 1 de agosto, a região passará a dispor de uma “moderna frota” – a média de idades dos veículos da BusWay não ultrapassa os cinco anos. Para se ter um termo de comparação, no que à idade dos veículos afetos ao transporte público diz respeito, a média nacional é de, aproximadamente, 16 anos – com mais de uma centena de autocarros (cinco dos quais movidos a energia elétrica) e 125 motoristas.

Cada autocarro estará equipado com wifi gratuito, ar condicionado, um sistema de geolocalização em tempo real que permitirá aos passageiros antecipar possíveis atrasos e ainda um ecrã para divulgação de informações e eventos relevantes. No que concerne a meios tecnológicos, haverá também um mecanismo de contagem de passageiros que permitirá saber quantas pessoas se deslocam e para onde, um sistema que, segundo Paulo Leitão, diretor de operações da BusWay, vai “ajudar a otimizar e reorganizar as linhas de forma a adaptá-las às necessidades das pessoas”.

A BusWay vai operar um total de 3 milhões e 200 mil quilómetros, distribuídos por 111 linhas e, de acordo com Paulo Leitão, “com a chegada do novo operador, não vai haver alterações às tarifas”. O diretor de operações garantiu ainda a manutenção do desconto de 50 % nos passes mensais (público geral) e implementação de dois novos descontos: 60% nos passes sociais (crianças e seniores) e 20% nos bilhetes pré-comprados.

Por ora, estão previstos doze postos de venda de títulos de transporte e passes mensais – dois, no município de Aveiro, e um em cada um dos restantes municípios – e a instalação de mais de 1.800 postaletes informativos e abrigos para passageiros um pouco por toda a região.

A BusWay vai disponibilizar aos passageiros uma brochura alargada com todas as linhas municipais e intermunicipais em atividade, assim como desdobráveis mais pequenos com as linhas de cada município e respetivos horários.

11 de julho de 2023

Fonte: Aveiro Mag

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre

A BusWay é a sua nova empresa de transportes públicos a operar na região de Aveiro.

Contactos

Avenida Europa 473B 1º Piso
3802-801 Aveiro

Dias úteis: das 8h00 às 20h00

Sábados, Domingos e Feriados: das 9h00 às 18h00

chamada gratuita
* Chamada para a rede fixa nacional
Livro de reclamações

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Marketing Lovers