O que é a “App BusWay”?
É uma aplicação que permite a consulta de horários, planeamento de percursos e aquisição de passes de assinatura mensal (exceto passes gratuitos).
O que preciso para usar?
Para consulta de horários basta instalar a aplicação e aceder a todas as funcionalidades sem inscrição! A obtenção de passes mensais exige ter uma ficha de cliente que pode ser criada telefónicamente pelo nosso call-center 800 101 012 ou presencialmente nos nossos agentes. Também é necessário indicar a Origem/Destino pretendida. A validação a bordo é feita através de um QR Code que aparece na app.
Onde a posso encontrar?
Está disponível para download nas app stores dos respetivos sistemas operativos.
Está a
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passos da sua viagem…
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TER FICHA DE CLIENTE
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a. Como sei se tenho ficha criada?
Se é portador de algum passe BusWay e forneceu o seu e-mail no ato de criação do seu título de transporte, já tem o primeiro passo executado! Avançe para o passo 2!
b. Não tenho ficha criada
Pode criar ficha de cliente de duas formas: telefonicamente pelo nosso call-center 800 101 012 ou presencialmente nos nossos agentes BusWay. Temos 12 à disposição!
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CONFIGURAR A APP
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a. Onde posso obter a app?
A aplicação está disponível na Google Play Store (dispositivos Android) e na App Store (para dispositivos iPhone). O download é gratuíto.
b. Inscrição
Após a instalação da app no menu localizado no canto superior esquerdo aceda a “Iniciar Sessão” e entre na opção “Criar conta”. Introduza o e-mail usado na sua ficha de cliente e defina a sua password de acesso. Siga os passos indicados para criação da conta.
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ADQUIRIR O PASSE
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a. Como ativo o meu passe?
No menu localizado no canto superior esquerdo entre em “Os meus títulos” e selecione a opção “Comprar”. Selecione o passe pretendido Em caso de dúvidas contacte o nosso serviço de apoio ao cliente.
b. Pagamento
Selecione uma das opções disponíveis: “Cartão Bancário” ou “MB Way”. Preencha os campos necessários para finalizar a compra. No caso do MB Way tem 4 minutos após a introdução do seu número de telemóvel para aprovação da compra na app do seu banco.
c. Fatura
Irá receber no seu e-mail a respetiva fatura dos títulos de transporte adquiridos.
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DESFRUTAR
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a. Preparação da viagem
Consulte os horários na app e use o planeador de rotas para perceber a melhor opção para chegar ao destino.
b. Utilização do passe
Garanta uma entrada rápida e cómoda no autocarro preparando antecipadamente a validação, abrindo na app com o título de tranporte a utilizar. O QR Code é de leitura ótica e deve ser validado na máquina de bilhética junto ao motorista. Garanta que tem o ecrã do telemóvel com o brilho no máximo para facilitar a leitura do QR Code.
c. Desfrutar
Após a correta validação é só desfrutar da viagem!
Perguntas Frequentes
Como é feita a validação a bordo?
Para validar o seu título de transporte deve ter aberto na app BusWay o passe que pretende utilizar. Aparece uma janela indicativa da Origem/Destino do passe e um QR Code destacado. Esse QR Code é de leitura ótica e deve ser validado na máquina de bilhética presente na entrada dos nossos autocarros. Garanta que tem o ecrã do telemóvel com o brilho no máximo para facilitar o reconhecimento e leitura do QR Code. O leitor encontra-se na parte superior da máquina de bilhética.
É necessário ter internet para utilização da app?
Sim, a consulta de horários e/ou validação de títulos de transporte exige uma ligação à internet.
Não sou cliente BusWay. Como posso criar a minha ficha de cliente?
A ficha de cliente que pode ser criada telefónicamente pelo nosso call-center 800 101 012 ou presencialmente nos nossos agentes. Serão solicitados dados diversos para registo do cliente e a origem/destino pretendidas no passe para criação de contrato. A inscrição na app não fica de imediato disponível, demorando algumas horas a ficar ativa.
Tentei criar uma conta na app e aparece a mensagem “Não foi possível criar a conta”.
Se nunca foi cliente BusWay o seu e-mail não está registado na nossa base de dados, pelo que não é possível a criação de uma conta na app. Se já teve ficha de cliente mas não tem os cartões ativos à vários meses também pode não conseguir efetuar o registo. Por favor contacte o nosso nosso call-center 800 101 012 ou dirija-se a um dos nossos agentes para criação de ficha de cliente. Se o problema se mantiver envie um e-mail para geral@busway-cira.pt.
Que modalidalidades de pagamento estão dispoíveis?
A aquisição de titulos de transporte na app podem ser pagos com Cartão Bancário ou MB Way.
Que títulos de transporte estão disponíveis?
A app BusWay suporta a utilização de assinaturas mensais pagas, como é o caso do “Passe Linha” ou “Passe Social”.
Tenho um passe sub18+TP/sub23+TP. Posso passar a usar a app BusWay?
Não. Nesta fase a app BusWay ainda só se encontra disponível para a utilização de assinaturas mensais da modalidade “Passe Linha” ou “Passe Social”.
Posso adquirir um bilhete para uma viagem única?
Não. A funcionalidade de aquisição de titulos de transporte ocasionais ainda se encontra em desenvolvimento.
Tentei validar a app e não funcionou
No caso de não ser possível a utilização da app a bordo do autocarro por motivos alheios ao equipamento embarcado poderá ser solicitada a cobrança de titulo de bordo para realização da viagem. Por favor guarde o titulo de bordo adquirido e envie um e-mail para geral@busway-cira.pt a expor a situação para análise da nossa equipa.
Fiquei sem bateria no telemóvel. Posso viajar sem validar?
Não, a validação é obrigatória em todas as viagens. Todos os utilizadores de transportes públicos têm de possuir um título de transporte válido durante a viagem, inclusive para garantir que estão abrangidos pelo seguro de viagem em caso de algum incidente.
Quais os custos da utilização da app?
A utilização da app para consulta de horários e planeamento de viagens não tem quaisquer custos nem requer criação de conta. Os únicos custos ocorrem apenas com a aquisição de titulos de transporte na app, que pratica exatamente os mesmos preços do formato fisico dos cartões.
Como posso obter a fatura dos titulos de transporte adquiridos?
A fatura é enviada para o e-mail registado alguns minutos após a compra no email (ter em atenção à pasta de spam). Também fica disponível na app para reenvio caso necessário.
Qual é o contacto para suporte?
Se necessitar de ajuda para a utilização da app envie um e-mail para geral@busway-cira.pt ou contacte o nosso call-center 800 101 012 no seu horário de funcionamento.
Os meus dados pessoais estão seguros?
Sim, estão seguros. O processamento de todos os dados existentes na ficha de cliente seguem a nossa Política de Privacidade. Podem ser solicitados quaisquer esclarecimentos pelo e-mail dpo@busway-cira.pt.